Informações sobre a NFSe – Nota Fiscal e NFSe – A Nota Fiscal Avulsa

1. O que é o serviço

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e é o documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais de serviços impressas. A NFS-e, implantada pela Secretaria Municipal de Finanças, será emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura do Município de Teresina, com o objetivo de materializar os fatos geradores do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN.

Já a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Avulsa – NFSe – A é o documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais de serviços impressas que costumeiramente os prestadores de serviços não estabelecidos no município ou profissionais autônomos emitem diretamente na prefeitura. A NFSe-A, implantada pela Secretaria Municipal de Finanças, será emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura do Município de Teresina, com o objetivo de materializar os fatos geradores do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN.

2. Canais de atendimento para solicitar o serviço

Eletrônico

Para emitir a NFSe, siga o passos a seguir:

1. Credenciamento da empresa
Acesse o endereço https://www.issdigitalthe.com.br/nfse/ e preencha as informações necessárias. Ao final do cadastro, imprima o documento de credenciamento e entregue na Prefeitura, juntamente com o contrato social, cópia do RG e procuração, caso necessário.

2. Acesso ao Sistema da NFSe
De posse da senha obtida através do credenciamento, acesse o sistema e comece a emissão da NFSe. Caso não seja possível a emissão online da NFSe, entregue ao cliente um Recibo Provisório de Serviços – RPS pelo sistema ISSO.

3 Emissão da NFSe
O sistema efetuará automaticamente o cálculo do ISSQN devido pelo prestador de serviços ou pelo substituto tributário e será impresso na NFSe o valor do imposto

4. Guia de pagamento do ISSQN
Selecione as NFSe emitidas e imprima a guia de pagamento do imposto. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada pela Prefeitura.

Emitir NFSe

Para emitir a NFSa, siga o passos a seguir:

1. Credenciamento
Acesse o endereço https://www.issdigitalthe.com.br/nfsa/. No menu Acesso, opção Credenciamento, preencha o formulário com as informações necessárias. Ao final do cadastro, imprima o documento de credenciamento e entregue na Prefeitura, juntamente com o contrato social, cópia do RG e procuração, caso necessário.

2. Acesso ao Sistema da NFSe
De posse da senha recebida via e-mail, acesse o sistema e comece a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Avulsa – NFSe-A

3. Serviços Prestados
Preencha os dados relacionados a prestação de serviços a ser executada para que em seguida, seja possível a geração da guia de recolhimento.

4. Recolhimento
Mediante o preenchimento do serviço executado, a guia para o recolhimento do ISSQN é disponibilizada.

5. Emissão NFSe-A
Após o efetivo recolhimento do ISSQN, é disponibilizado automaticamente a NFSe-A para os envolvidos.

Emitir NFSe-A