PETICIONANDO PROCESSO NOVO

Para peticionar um processo novo, depois de realizar o login no sistema, o usuário externo deve:

a) no menu principal (lado esquerdo da tela), acessar a opção Peticionamento e clicar em Processo Novo;

 b) ler com atenção as orientações gerais apresentadas na tela;

c) escolher o tipo de processo observando a nomenclatura: Sigla do Órgão: Tipo de Processo;

d) ler com atenção as orientações específicas sobre o tipo de processo selecionado;

e) preencher devidamente todos os campos da tela Peticionar Processo Novo:

  • Especificação: resumo do assunto de que trata o peticionamento, funciona como se fosse um título do processo.
  • Interessados

✓ Esse campo vem preenchido automaticamente com o nome do usuário que está logado no sistema.

  • na seção Documentos, item Documento Principal (obrigatório):

 ✓ clicar em Escolher Arquivo

✓ localizar o arquivo em seu computador; 

✓ clicar em Abrir

✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, o nome da empresa)

✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado

✓ clicar em Adicionar

  • na seção Documentos, item Documentos Essenciais (obrigatório) para cada tipo de documento a ser inserido:

    ✓ clicar em Escolher Arquivo

    ✓ localizar o arquivo em seu computador; 

    ✓ clicar em Abrir

    ✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, o nome da empresa)

    ✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado

    ✓ clicar em Adicionar

  • na seção Documentos, item Documentos Complementares (opcional) para cada tipo de documento a ser inserido:

    ✓ clicar em Escolher Arquivo

    ✓ localizar o arquivo em seu computador; 

    ✓ clicar em Abrir

    ✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, se for um documento do tipo Termo aditivo, informar o número correspondente)

    ✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado

    ✓ clicar em Adicionar

f) depois de adicionados todos os documentos necessários (principal, essenciais e complementares, quando houver), clicar em Peticionar

g) na janela Concluir Peticionamento – Assinatura Eletrônica

  • selecionar o Cargo/Função mais próximo da função exercida; 
  • digitar a senha de acesso ao SEI; 
  • clicar no botão Assinar

Depois que o processamento do peticionamento é finalizado, o sistema gera automaticamente um Recibo Eletrônico de Protocolo para o usuário externo, que também é incluído no processo. 

Em caráter meramente informativo, um e-mail automático é enviado ao usuário externo confirmando o peticionamento realizado, conforme protocolo do Recibo Eletrônico de Protocolo gerado. A qualquer momento o usuário pode acessar a lista dos recibos de seus peticionamentos (menu principal > Recibos Eletrônicos de Protocolo).