PETICIONANDO PROCESSO NOVO
Para peticionar um processo novo, depois de realizar o login no sistema, o usuário externo deve:
a) no menu principal (lado esquerdo da tela), acessar a opção Peticionamento e clicar em Processo Novo;
b) ler com atenção as orientações gerais apresentadas na tela;
c) escolher o tipo de processo observando a nomenclatura: Sigla do Órgão: Tipo de Processo;
d) ler com atenção as orientações específicas sobre o tipo de processo selecionado;
e) preencher devidamente todos os campos da tela Peticionar Processo Novo:
- Especificação: resumo do assunto de que trata o peticionamento, funciona como se fosse um título do processo.
- Interessados:
✓ Esse campo vem preenchido automaticamente com o nome do usuário que está logado no sistema.
- na seção Documentos, item Documento Principal (obrigatório):
✓ clicar em Escolher Arquivo;
✓ localizar o arquivo em seu computador;
✓ clicar em Abrir;
✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, o nome da empresa);
✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado;
✓ clicar em Adicionar;
- na seção Documentos, item Documentos Essenciais (obrigatório) para cada tipo de documento a ser inserido:
✓ clicar em Escolher Arquivo;
✓ localizar o arquivo em seu computador;
✓ clicar em Abrir;
✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, o nome da empresa);
✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado;
✓ clicar em Adicionar;
- na seção Documentos, item Documentos Complementares (opcional) para cada tipo de documento a ser inserido:
✓ clicar em Escolher Arquivo;
✓ localizar o arquivo em seu computador;
✓ clicar em Abrir;
✓ informar o Complemento do Tipo de Documento ( algum complemento que identifique o documento, por exemplo, se for um documento do tipo Termo aditivo, informar o número correspondente);
✓ assinalar o Formato (nato-digital ou digitalizado) – se digitalizado, selecionar a opção correspondente à Conferência com o documento digitalizado;
✓ clicar em Adicionar;
f) depois de adicionados todos os documentos necessários (principal, essenciais e complementares, quando houver), clicar em Peticionar;
g) na janela Concluir Peticionamento – Assinatura Eletrônica:
- selecionar o Cargo/Função mais próximo da função exercida;
- digitar a senha de acesso ao SEI;
- clicar no botão Assinar.
Depois que o processamento do peticionamento é finalizado, o sistema gera automaticamente um Recibo Eletrônico de Protocolo para o usuário externo, que também é incluído no processo.
Em caráter meramente informativo, um e-mail automático é enviado ao usuário externo confirmando o peticionamento realizado, conforme protocolo do Recibo Eletrônico de Protocolo gerado. A qualquer momento o usuário pode acessar a lista dos recibos de seus peticionamentos (menu principal > Recibos Eletrônicos de Protocolo).